segunda-feira, 6 de junho de 2011

PROJETO DIDÁTICO “UMA LENDA, DUAS LENDAS, TANTAS LENDAS

     As lendas são de autoria anônima, transmitidas pela tradição oral através dos tempos.
Lidam com problemas humanos universais, em que o homem tenta compreender e explicar os mistérios do universo tecendo tramas narrativas. Assim, as lendas foram criadas por homens de diferentes tempos e lugares como uma maneira de explicar o que não conheciam, como o surgimento da Terra, o dia e a noite e outros fenômenos da natureza.
     Nesse gênero, o bem e o mal se confundem, assim como o humano e o fantástico. Daí o aparecimento de monstros, heróis, deuses e vários seres imaginários que misturam fatos reais e históricos com outros, irreais, produtos da imaginação.
     O objetivo maior de um projeto sobre lendas é ampliar a capacidade dos alunos no uso das práticas de linguagem, de modo que se tornem cada vez mais competentes na oralidade, leitura e escrita.
    Vale lembrar também que, ao conhecer e apreciar lendas, os alunos podem compreender melhor a sua e outras culturas, o que favorece o respeito às diferenças.
     Para que isso se dê, é importante garantir a realização de sequências didáticas, bem como atividades permanentes, tais como a “Roda de leitura”. Nesse caso, é interessante que haja momentos específi cos para a leitura do professor e outros, também na escola, para a leitura dos alunos, situações em que poderão escolher qual lenda lerão entre várias oferecidas.
    A “Roda de biblioteca”, ocasião em que devem levar um livro para ler em casa e devolvê-lo em data combinada, também é importante para garantir a prática da leitura.
    No desenvolvimento das atividades, a discussão temática das lendas – articulando aos textos informações sobre sua origem, região de circulação e personagens – é fundamental para a recuperação do contexto de produção das mesmas e, em especial, dos sentidos que veiculam.
   Além disso, é importante que o planejamento das atividades fi que claro para os alunos, de modo que eles possam compreender tanto os conteúdos com os quais vão lidar no projeto, quanto quais serão as suas responsabilidades em cada etapa do mesmo.

Projeto: Ler e escrever
Uma lenda, duas lendas, tantas lendas
Publico alvo: alunos do  5º ano  “C”e 5º ano “D”do Ensino Fundamental
Professoras envolvidas: , Marlene Aparecida Ruiz Garcia , Ivete da Silva Baron, Sandreli Gaioti Nery.
APRESENTAÇÃO
Ao fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos é possível saber quais são os conhecimentos que eles já têm sobre o gênero lendas. É importante que, ao longo do trabalho, você continue levantando e avaliando o que os alunos já aprenderam e em que deverá investir nas situações didáticas posteriores. Para que o projeto tenha sentido e propósito, os alunos devem compartilhar dos objetivos e fundamentos que o justificam. Assim, compartilhar o projeto com o grupo implica socializar com os alunos a proposta desse projeto, bem como suas etapas de realização e tarefas necessárias para se chegar ao produto final escolhido.Sabendo-se quais são os conhecimentos que os alunos têm sobre o gênero e tendo partilhado o trabalho com eles, é importante ampliar o repertório que possuem sobre as lendas. Nesse momento, invista em seu universo literário, lendo para eles lendas de diferentes épocas e lugares. No entanto, optamos pelas lendas brasileiras como foco principal do trabalho em leitura e escrita, por permitirem que os alunos conheçam melhor os traços de sua cultura e origens. É importante lembrar que, embora seja necessário dar a conhecer aos alunos várias lendas já no início do trabalho, também é preciso fazê-lo ao longo das aulas, promovendo a leitura de lendas no início e durante o projeto. As atividades de apreciação e reflexão sobre a língua a partir de lendas têm o objetivo de tornar observáveis aos alunos os elementos que caracterizam o gênero lendas,
Objetivo geral
Formar leitores questionadores, capazes de acionar processos que motivem o interesse pela leitura e a produção de lendas, proporcionando-Ihes instrumentos necessários para que estejam aptos a continuar seu processo de autoconstrução, ou seja, preparar o aluno para trazer a lenda para sua realidade de mundo.
Objetivos específicos
Estimular a leitura.
• Analisar lendas, suas formas, características e emoções, em livros disponíveis na Biblioteca da Escola e em sites da web;
• Explanar o que é gênero textual através da própria produção de textos;
• Analisar a produção da turma, escolhendo textos para publicação;
• Preparar um livro impresso e colocar no acervo da Biblioteca da escola;
• Conscientizar o aluno acerca dos novos conhecimentos construídos através da leitura de lendas, incentivando-o, também, a socializar o que leu com os colegas;
• Desenvolver a criatividade de interpretação.

Passos do trabalho
1. Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.
2. Compartilhamento do projeto com a classe.
3. Ampliação do repertório dos alunos a respeito das lendas.
4. Atividades de apreciação e reflexão sobre a língua a partir de lendas.
5. Atividades de produção escrita.
6. Atividades de revisão de texto.
7. Atividades de edição do material produzido (incluindo-se o estudo e a produção  das ilustrações).
8. Encerramento do projeto.
Considerações gerais
O encerramento do projeto se dá quando da socialização do produto final com os destinatários previamente determinados. No caso de uma apresentação, faz-se necessário preparar o espaço em que esta se dará, organizando recursos e materiais, além de ajudar os alunos a se preparar para as exposições orais que porventura venham a realizar. Observar e estudar como outras pessoas se apresentam oralmente pode ajudar os alunos a se predispor e antecipar como, também eles, devem proceder.
Avaliação
A avaliação ocorrerá durante todo o processo de aplicação do projeto, ou seja, será constante, contínua e diagnóstica. Verificar o interesse do aluno perante o universo da leitura de lendas, tornando-o um sujeito-leitor crítico, capaz de melhorar o seu conhecimento futuro, através de debates em sala de aula e textos construídos.

Para saber mais:
 

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